segunda-feira, 7 de março de 2016

Olá, leitoras do blog Maternidade Interrompida!

Hoje vou escrever um pouco sobre a perda neonatal relacionada à produção de leite materno.

Perder um filho no início da gestação não é fácil, mas imagino que, perder o mesmo com idade gestacional mais avançada ou até quando o bebê é natimorto ou também bebês que se vão após uma jornada de CTI, deve ser ainda mais difícil e doloroso.

Muitas perguntas surgem nesse momento de desamparo e uma delas é  com relação à produção de leite (colostro) que se inicia logo após o “parto”.

E a pergunta é: o que fazer com essa produção de leite sem o bebê para mamar? Secar o leite? Doar?

São vários os questionamentos acerca desse assunto. Mas, somente essa mãe poderá decidir o que fazer, juntamente com o auxílio do seu parceiro e de profissionais capacitados e que entenderão o que se passa por trás daquelas mamas, dentro daquele coração de mãe.

A dor da perda e da saudade é solitária, sufoca, aperta o peito, nos faz questionar sobre o acontecido. Muito carinho, cuidado, compreensão e amor, são essenciais nesse momento.

É importante ressaltar a importância do acompanhamento dessa mãe, por profissionais especializados, para norteá-la sobre o que e como fazer, diante dessa perda e da manutenção ou não dessa produção de leite. Tarefa delicada em um momento ainda mais delicado para essa mãe.

Algumas mães decidem doar o leite por um tempo, para sentir a presença do filho, ajudando outros bebês que tanto precisam. Já outras, decidem secar o leite para tentar se reerguer e não ter a lembrança inevitável e irreparável da perda daquele ser de luz, daquele anjinho que se foi e que deveria estar mamando esse leite cheio de amor. Seja qual for a decisão dessa mãe, ela tem que ser respeitada e sobretudo amparada diante dessa vivência dolorosa.

Estamos juntas nessa caminhada, contem comigo!

E não se esqueçam de um detalhe: vocês são fortes, guerreiras e MÃES... Sempre!

Um beijo carinhoso no coração de cada uma de vocês!


Marina Martins
Enfermeira
Consultora em Aleitamento Materno no Instituto Nascer
COREM - MG432969

6 comentários:

  1. Obrigada Marina, pela colaboração, cuidado e carinho com um tema tão delicado!
    Um abraço querida!
    Leila Lauar

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina!
    Tem 20 dias que perdi minha filhinha Manuela. A dor é imensa, mas Deus é maior, e é nele que temos que acreditar.Hoje faço compressa com água gelada nos seios.
    Tenho blog contando minha história prematurosestrelinhas.blogspot.com

    Parabéns pelo blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!
      Obrigada por compartilhar aqui sua história! Desejo força para você. Vou ver seu blog.
      Repassarei seu recado para a Marina.
      Abraços,
      Leila Lauar

      Excluir
  3. Hj completa 3 dias que minha princesa foi juntar-se aos outros anjinhos... uma dor irreparável.. um vazio muito grande.. sinto saudade de cada cada momento vivido com ela.. não sei como enfrentar essa dor...

    ResponderExcluir
  4. Hj completa 3 dias que minha princesa foi juntar-se aos outros anjinhos... uma dor irreparável.. um vazio muito grande.. sinto saudade de cada cada momento vivido com ela.. não sei como enfrentar essa dor...

    ResponderExcluir
  5. Perdi a minha princesa com 5meses meio de gestação tem quase 2 semanas,a tristeza e dor que se apoderaram do meu peito é tão grande. Não sei se conseguirei viver com esta dor de saudade imensa.

    ResponderExcluir