segunda-feira, 7 de março de 2016

Olá, leitoras do blog Maternidade Interrompida!

Hoje vou escrever um pouco sobre a perda neonatal relacionada à produção de leite materno.

Perder um filho no início da gestação não é fácil, mas imagino que, perder o mesmo com idade gestacional mais avançada ou até quando o bebê é natimorto ou também bebês que se vão após uma jornada de CTI, deve ser ainda mais difícil e doloroso.

Muitas perguntas surgem nesse momento de desamparo e uma delas é  com relação à produção de leite (colostro) que se inicia logo após o “parto”.

E a pergunta é: o que fazer com essa produção de leite sem o bebê para mamar? Secar o leite? Doar?

São vários os questionamentos acerca desse assunto. Mas, somente essa mãe poderá decidir o que fazer, juntamente com o auxílio do seu parceiro e de profissionais capacitados e que entenderão o que se passa por trás daquelas mamas, dentro daquele coração de mãe.

A dor da perda e da saudade é solitária, sufoca, aperta o peito, nos faz questionar sobre o acontecido. Muito carinho, cuidado, compreensão e amor, são essenciais nesse momento.

É importante ressaltar a importância do acompanhamento dessa mãe, por profissionais especializados, para norteá-la sobre o que e como fazer, diante dessa perda e da manutenção ou não dessa produção de leite. Tarefa delicada em um momento ainda mais delicado para essa mãe.

Algumas mães decidem doar o leite por um tempo, para sentir a presença do filho, ajudando outros bebês que tanto precisam. Já outras, decidem secar o leite para tentar se reerguer e não ter a lembrança inevitável e irreparável da perda daquele ser de luz, daquele anjinho que se foi e que deveria estar mamando esse leite cheio de amor. Seja qual for a decisão dessa mãe, ela tem que ser respeitada e sobretudo amparada diante dessa vivência dolorosa.

Estamos juntas nessa caminhada, contem comigo!

E não se esqueçam de um detalhe: vocês são fortes, guerreiras e MÃES... Sempre!

Um beijo carinhoso no coração de cada uma de vocês!


Marina Martins
Enfermeira
Consultora em Aleitamento Materno no Instituto Nascer
COREM - MG432969